ESQUEMA DE ARDUINO DIY BÁSICO
ESQUEMA DE ARDUINO DIY BÁSICO
ESQUEMA BÁSICO DO ARDUINO DIY
Este é o mínimo de materiais necessários para construir um Arduino com componentes eletrônicos que são facilmente encontrados no mercado. Fácil de fazer por si mesmo (DIY « Do It Yourself « ), totalmente compatível e funcional.
CLIQUE NA IMAGEM PARA APLICAR
Rawi Montilla perguntou no Grupo de Eletrônicos e Microcontroladores no facebook:
E onde está o firmware para o microcontrolador?
RESPOSTA (que pode ser útil para outros interessados no assunto):
Você pode comprar o ATMega328 com o Bootloader (acho que é isso que você quer dizer com firmware) já gravado, ou gravá-lo você mesmo por qualquer um dos métodos existentes no mesmo IDE de programação do Arduino (Tools > Burn Bootloader).
– Gravar ATMega usando uma placa Arduino: https://www.arduino.cc/en/Tutorial/ArduinoToBreadboard ( O mesmo mas em espanhol: http://untitled.es/cargar-bootloader-atmega/ )
– Usando uma porta paralela : http://blog.xbot.es/?p=262
– Ou use um dos gravadores que existem para esses microcontroladores. Eu uso o gravador USBtinyISP que já tinha para gravar microcontroladores AVR em geral. https://learn.adafruit.com/usbtinyisp/overview
Mas o microcontrolador ATMega328 , uma vez programado no ambiente Arduino , precisa apenas dos capacitores de cristal de quartzo e oscilador , um resistor de reset e um capacitor de filtragem de ruído em sua fonte de alimentação para funcionar. Portanto, o esquema a seguir corresponderia ao Arduino mais básico.
Comentários
Postar um comentário