ARDUINO LIGA DESLIGA LED NA REDE
Conectar um Arduino Uno com um Módulo Ethernet ENC28J60 para controlar um LED via página web é um projeto clássico de "Web Server".
Aqui está um resumo do processo e das etapas necessárias:
1. Componentes Necessários
Arduino Uno
Módulo Ethernet ENC28J60
LED (Diodo Emissor de Luz)
Resistor de 220 Ω (para proteger o LED)
Protoboard e Jumpers
Cabo Ethernet (conectado ao seu roteador/rede local)
Computador com o IDE do Arduino e as bibliotecas necessárias.
2. Conexões Físicas (Hardware)
O ENC28J60 se comunica com o Arduino via interface SPI.
Conexão do LED:
Pino positivo (ânodo) do LED → Resistor de 220
Outro lado do Resistor → Pino Digital (ex: D7) do Arduino Uno
Pino negativo (cátodo) do LED → GND do Arduino Uno
3. Configuração do Software (Código)
O ENC28J60 requer uma biblioteca específica, já que ele não é compatível com a biblioteca Ethernet.h
padrão do Arduino (que é para os chips W5100/W5500).
Biblioteca Necessária: A biblioteca mais recomendada e compatível para o ENC28J60 é a
UIPEthernet
ou aEthercard
. Você precisará instalá-la pelo Gerenciador de Bibliotecas do IDE do Arduino.
Estrutura Básica do Código (Sketch):
Inclusão da Biblioteca:
C++#include <UIPEthernet.h> // ou Ethercard.h
Configuração de Rede:
Definir o endereço MAC (pode ser qualquer sequência de 6 bytes).
Definir o endereço IP estático para o seu Arduino (ex:
192.168.1.199
).
Configuração do Web Server e do LED:
Inicializar o servidor na porta 80 (HTTP padrão).
Definir o pino do LED como saída.
Loop Principal (Processamento de Requisição):
O código ficará esperando por uma conexão de um cliente (o seu navegador).
Ao receber uma requisição HTTP (ex: acessar
http://192.168.1.199
), o servidor:Analisa a requisição (qual URL ou query string foi solicitada? Ex:
/LED_ON
ou/?estado=ON
).Controla o LED (liga ou desliga o pino digital).
Envia a página HTML de volta para o cliente (o navegador), incluindo os links ou botões para ligar/desligar o LED e exibir o estado atual.
Exemplo (Conceitual da Lógica HTML e do Arduino):
O cliente acessa:
http://192.168.1.199
O Arduino envia uma página HTML básica com dois links:
HTML<a href="/?acao=ligar">Ligar LED</a> <a href="/?acao=desligar">Desligar LED</a>
O usuário clica em "Ligar LED", e o navegador faz uma nova requisição:
http://192.168.1.199/?acao=ligar
O Arduino recebe a requisição, analisa a string
?acao=ligar
, configura o pino do LED para HIGH e envia a página HTML atualizada novamente.
Observação Importante: O Arduino Uno tem memória RAM limitada. A biblioteca UIPEthernet
ou Ethercard
geralmente é mais eficiente em termos de memória do que a biblioteca padrão Ethernet.h
(que não funciona com o ENC28J60), mas o código HTML deve ser o mais simples e curto possível para evitar esgotar a memória.
Para um código-fonte completo e detalhado, você deve procurar tutoriais específicos com as bibliotecas mencionadas, como aqueles que podem ser encontrados buscando por "Arduino Uno ENC28J60 control LED web page" ou "Arduino ENC28J60 Web Server LED Control UIPEthernet".
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